top of page

O futuro das impressoras 3D

Jornais, revistas e portais já estão disseminando o assunto: Uma das apostas para o mercado para os próximos anos é a impressão 3D. As máquinas evoluíram e grandes empresas já utilizam-as para fabricar peças, o que diminui os gastos com importação, por exemplo. Por outro lado, também foram criadas versões mais compactas, para usos domésticos, o que também tem crescido com o passar do tempo. Dessa forma, o ramo se mostra uma potência de investimento e economia.

Mas estas impressoras não são novidade. Tudo começou em 1984, quando o norte-americano Chuck Hull criou e fez funcionar a primeira obra prima para a fabricação de lâmpadas. Hoje em dia, os equipamentos podem fazer de tudo e já tem gerado debates sobre sua possível utilização na fabricação de armamentos ou então sobre a impressão de órgãos humanos.

Impressora 3D operando

Impressora 3D em funcionamento. Foto: Divulgação

O uso direcionado pelas startus é outro ponto a se destacar. Em alta no Brasil, os grupos tecnológicos têm criado muitos projetos envolvendo as impressoras 3D, o que fortalece a estimativa de crescimento deste ramo no Brasil. Outra confirmação é que grandes empresas, como a empresa de cosméticos Natura, estão utilizando a impressora para repor peças essenciais para a produção. Além disso, o negócio ainda busca novos produtos e serviços com a utilização da tecnologia de impressão, por meio da Natura Startup, segundo o site da marca.

Ao que tudo indica, essas impressoras vão ser uma grande porta de entrada para o mercado, mas para quem souber usá-las da melhor forma possível. Por isso, fique atento às oportunidades. O próximo empreendimento que vai marcar o país e o mundo pode ser o seu.

Nossos posts recentes

bottom of page